Exame de colonoscopia: como é feito e para que serve

Exame de colonoscopia: como é feito e para que serve

Você sabia que o câncer de cólon e reto, também chamado de câncer do intestino ou colorretal, é o segundo mais comum no Brasil? Nos homens, ele só perde para o câncer de próstata em número de casos. Já nas mulheres, fica atrás somente do câncer de mama. Os dados são do Instituto Nacional de Câncer (Inca). 


Felizmente, há um exame que contribui para o diagnóstico precoce da doença, impedindo que cause danos mais graves. Trata-se da colonoscopia, procedimento que permite avaliar o interior do cólon e do reto, detectando não só o câncer colorretal como também outras alterações no intestino. 


Se você quer entender como esse exame é feito e para o que serve, continue a leitura do artigo, que falará sobre:


O que é o exame de colonoscopia
Quando a colonoscopia é indicada
Como é feito o exame?
Qual o preparo para a colonoscopia?
Complicações e efeitos colaterais


Colonoscopia é o nome do exame utilizado para ver o interior do intestino grosso e ainda uma parte do intestino delgado, assim como o reto. Com essa visão, a colonoscopia pode ajudar a detectar a presença de pólipos, tumores, diverticulite, inflamações e úlceras, sendo uma das principais maneiras de se detectar diversos tipos de câncer

 

Quando a colonoscopia é indicada


A colonoscopia é indicada em diversos casos, como quando há suspeita de câncer de cólon e reto, doença inflamatória intestinal, sangramento, dores abdominais, diarreia crônica ou constipação. Ainda, serve para fazer uma análise completa do sistema digestivo baixo após resultados anormais de um exame de fezes. Por fim, a colonoscopia é um exame que permite fazer o acompanhamento e o tratamento de doenças como colite e da presença de pólipos no intestino.


Mesmo que você não apresente nenhum dos sintomas descritos acima, é recomendável fazer a primeira colonoscopia após os 45anos de idade. Em caso de histórico familiar de câncer a realização do exame poderá ser antecipada. 

 

Como é feito o exame de colonoscopia?


A colonoscopia é realizada com o paciente deitado de lado, em uma posição confortável. Ele é sedado por um anestesiologista para que não sinta nenhuma dor ou desconforto. Por conta da anestesia, é importante que o paciente vá acompanhado. Então, um aparelho – o colonoscópio – é introduzido no ânus. O dispositivo é fino e flexível, contendo uma microcâmera na ponta. 


Com ele, é possível capturar imagens em tempo real do interior do intestino, retirar pólipos suspeitos e coletar material para biópsias O procedimento é rápido: dura cerca de 30 minutos. Depois da colonoscopia, é recomendado que o paciente fique em recuperação no centro médico por algumas horas antes de voltar para casa. Ele não deve dirigir nem trabalhar após o procedimento.


Qual o preparo para a colonoscopia?


Para que se obtenha boas imagens, é preciso que o paciente esteja com o intestino completamente limpo, sem resíduos de fezes ou alimentos, no momento do exame. 


Para isso, nas 48h que antecedem a colonoscopia, deve-se adotar uma dieta leve, de fácil digestão. Isso inclui a ingestão de arroz e massas brancas, líquidos, iogurtes e sucos sem frutas ou pedaços, peixe e ovos cozidos. Além disso, deve tomar remédios de efeito laxativo. No dia que antecede o exame, a alimentação se torna ainda mais restrita. É recomendada uma dieta líquida para que resíduos não sejam produzidos no intestino grosso. 


O preparo pode incluir, ainda, outros medicamentos além dos laxantes e uma lavagem intestinal. Os detalhes da preparação serão passados pelo médico. Lembre-se de seguir as orientações à risca para garantir imagens satisfatórias. Além disso, o uso de alguns remédios pode ser suspenso antes do exame. Isso inclui insulina, anticoagulantes, metformina e AAS, sempre conforme indicação do médico. 


Contraindicações da colonoscopia O exame de colonoscopia é contraindicado em alguns casos, quando o paciente tem suspeita de diverticulite aguda, megacólon tóxico, perfuração e obstrução intestinal. 

 

Complicações e efeitos colaterais


Os efeitos colaterais da colonoscopia são, no geral, passageiros. Nas primeiras horas após o exame, o paciente pode sentir inchaço abdominal e cólicas, por conta da injeção de ar. Nos casos em que foi coletado material para a biópsia ou em que foi realizada a retirada de pólipos, pode aparecer sangue ou coágulos nas fezes. 


Complicações mais sérias são raras, de modo que o exame de colonoscopia é considerado um procedimento seguro. Eventos mais graves podem incluir sangramento, formação de úlceras e perfuração do intestino.


Além disso, pode haver reações aos medicamentos usados para sedação, no geral relacionadas a condições preexistentes, como doenças do coração ou do pulmão. 


Espero que as informações deste artigo tenham sido úteis para você. E caso você tenha algum dos sintomas ou suspeitas que falamos acima, procure o auxílio médico. Estou à disposição!

19/07/2022

Gostou? Compartilhe esta publicação:

Entre em Contato

Porto Alegre

Centro Clínico da PUCRS

Avenida Ipiranga, 6690
Jardim Botânico, Porto Alegre/RS

(51) 3320-5041
(51) 3320-5041

Convênios Atendidos

Logo de AFISVEC
Logo de UNIMED
Logo de AJURIS
Logo de AMIL
Logo de ASSEFAZ
Logo de BACEN
Logo de Bradesco Saúde
Logo de CARE PLUS
Logo de COOPERSINOS
Logo de DOCTOR CLIN ( planos flex e max)
Logo de FAS/ AMP/ RS
Logo de GEAP
Logo de Golden Cross
Logo de LIFE EMPRESARIAL SAÚDE
Logo de MEDSERVICE
Logo de OMINT
Logo de PETROBRAS REFINARIA
Logo de SAMEISA
Logo de SAÚDE CAIXA (CEF)
Logo de SAÚDE PAS
Logo de SUL AMERICA
Logo de SUL MED ( conforme categoria)
Logo de TACCHIMED

Agendar Consulta WhatsApp

Ícone do WhatsApp